Como fazer a troca de ração para cães e gatos

Ração grao

Trocando a ração de cães e gatos

Você iniciou seu cachorro ou gato a comer determinada ração mas agora pretende mudar? Saiba que não é aconselhado que o faça de forma radical, pois o metabolismo destes animais é muito sensível e eles poderão reagir mal a essa mudança com vômitos e diarreia, além de que irão estranhar e há possibilidade de rejeitarem a nova ração. Assim sendo, se você se preocupa com o bem estar de sua mascote, aprenda como fazer a troca da ração.

O segredo para fazer a troca da ração do seu animal de estimação de forma segura e saudável é, simplesmente, proceder a uma alteração progressiva da quantidade da ração anterior.

Para isso, no primeiro e segundo dia você deverá misturar a nova ração na proporção de1/4 em relação à quantidade da ração a que ele está habituado. Na imagem ao lado a ração mais escura representa a nova e a mais clara representa a ração anterior.

Ao terceiro e quarto dias a quantidade de ração nova deve ser aumentada, servindo assimmetade-metadede uma e outra. Misture ambas para que ele não as identifique e não tente comer apenas de uma.

No quinto e sexto dias deverá ser servida 25% da ração anterior misturada em 75% da ração nova, ou seja, em proporção de 3/4. Por esta altura ele já deverá estar familiarizado com os sabores e texturas da nova ração.

Por fim, nosétimo dia, que deverá ser o último da alteração, você servirá somente a ração nova. Faça isso sempre a partir daí, pois agora esta será a ração atual do seu cachorro ou gato.

    Categorias